Na tarde da última terça-feira, 15 de setembro, foi realizada a primeira visita à Favela Monte Alegre para o projeto de melhoria das unidades habitacionais do assentamento. Desde o ano passado, a Favela Monte Alegre tem recebido obras de reurbanização, que incluíram a drenagem e pavimentação das ruas e vielas, a instalação de pontos de abastecimento de água, luz e saída de esgotos, e tratamento paisagístico dos espaços abertos. Para isto foi necessária a remoção de algumas moradias que se encontravam comprometidas ou cuja localização impedia a instalação das redes.

Restaram no assentamento cerca de 320 unidades, que agora serão avaliadas com vistas à definição das obras necessárias para sua adequação, o que pode variar de um simples acompanhamento técnico para regularização das instalações elétricas, por exemplo, à completa reforma, ou até reconstrução da unidade. Este trabalho está sendo gerenciado pela COHAB-RP e pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública, que solicitou ao Escritório Modelo a organização de uma equipe para execução deste serviço.
Participaram desta primeira visita as professoras
Rita Fantini e
Vera Migliorini, acompanhadas das alunas Fabiana Carlucci Pallazzo, Lívia Gonçalves Viana, Larissa França Peres, Mary'Anne Leite Fagá e Karina Parra. Acompanharam o nosso grupo as arquitetas
Maria Cecília Baldochi Medeiros [da Secretaria de Planejamento] e
Marina Amorim [da COHAB-RP] e também as estudantes Lígia Lanni e Marília Nardim Batista, estagiárias da COHAB. Lá o grupo foi recebido pela assistente social Elisa, pela presidente [Vera] e pela secretária [Marilene] da Associação de Moradores do Bairro Monte Alegre.Foi realizado o levantamento completo de 5 unidades de moradia. A partir destas informações será reformulada a planilha de campo utilizada e definida toda a metodologia de trabalho.